top of page
  • Foto do escritorsahajaterapias

72% dos Brasileiros que traem estão insatifeitos com sua vida sexual

Nem tudo é o que parece, principalmente quando se fala de intimidade e satisfação

Duas pesquisas de coleta de dados de 2023 apotam que as coisas não andam muito boas na vida sexual do brasileiro. Uma delas pesquisou entre os usuário de uma plataforma de encontros extraconjugais e descobriram que 72% dos usuários alegaram baixa "vida sexual pouco insatisfatória ou muito insatisfatória" contra 28% que utiliza o aplicativo apesar de considerar sua vida sexual "satisfatoria ou muito satisfatória".


Nessa pesquisa não fica claro se a insatisfação ou satisfação se dá dentro do relacionamento oficial ou do relacionamento extraconjugal, o que não necessáriamente explica a causa da traição ser por insastifação, mas mostra que esse dado é relavante.


Principalmente quando vemos que a segunda pesquisa que engloba um público geral e um pouco maior (22 mil pessoas de 32 países) a insatisfação ainda é grande: 40%, ou seja 4 a cada 10 pessoas. Quando olhamos para a satisfação feminina e masculina


Estudos de coleta de dados são interessantes mas não respondem questões complexas: Insatisfação sexual pode aumentar o risco de uma traiçao no relacionamento? Depende, se o casal tem uma boa comunicação e ambos estão cientes da insatisfação e buscando com conjunto "ativamente formas de resolver", é menos provável que uma das partes ou ambas, busquem o relacionamento extraconjugal como forma de fuga ou alivio.


Mas se o casal não conversa e lida com as insatisfações de forma imatura: não tocando no assunto, fingindo que está tudo bem, deixando o "tempo" resolver, brigando quando o assunto surge, tendo relações sexuais com sentimento de obrigação... Nesses casos as chances podem aumentar signitifcamente.


3 Mitos sobre traição e vida sexual 1 - Falta de Desejo Sexual significa que o parceiro ou parceira está traindo


Não: o desejo sexual é inlfuenciado por muitas questões complexas psicologicas, físicas e de contexto, quando essa questão começa a incomodar um ou os dois é necessário buscar ajuda o quanto antes para que a situação não se agrava e desencadeiem outros problemas.


2 - Ter sexo com frequência garante que o parceiro ou parceira não irá buscar "fora de casa"


Como podemos observar nos dados acima, pessoas satisfeitas sexualmente também traem, essa lógica coloca toda a responsabiliade do compromisso do relacionamento sobre a vida sexual do casal. Quando o sexo é centralizado, as outras áreas da relação como comunicação, parceria e complicidade não são desenvolvidas, isso é um grande problema pois são justamente essas áreas essencias para uma vida sexual mais satisfatória no relacionamento.


3 - A traição só acontece quando não há mais amor na relação


Seria simples mas não é verdade, apesar de parecer racionalmente obvio para quem vê de fora dizer: "se não quer mais, termina antes de trair", acontece que comumente pessoas que traem o fazem justamente por que não querem terminar a relação e ainda amarem seus parceiros, mas não saberem como resolver seus problemas pessoais ou os problemas da relação em sí.


Causas e justificativas sempre vão existir da parte de quem trai, mas é importante salientar que a traição é um comportamento disfuncional dentro do relacionamento, pois sempre trás muito sofrimento, quebra de confiança, traumas (pessoais e familares) sendo complicada de se resolver sem danos.


Ao contrário do que as músicas e filmes nos fazem creer, não existe "tesão incontrolável" e sentimentos não aparecem de uma hora para outra, trair é uma escolha e por isso é necessário ficar atento aos pensamentos sobre a relação, sobre quem amamos e sobre as outras pessoas.


Quando um dos perceiros ou os dois percebem que algo não vai bem na relação, buscar ajuda profissional pode ser imprescindível para entender melhor o que está acontecendo e conseguir outras formas de resolver as insatisfações do casal. A ajuda profissional também pode fazer toda a diferença quando o casal está tentando superar uma traição, pois o diálogo fica muito prejudicado


Existem inumeras maneiras pela qual a terapia pode ajudar casais a ter uma vida mais prazerosa e divertida! Faça uma orientação e tire suas dúvidas.


3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page